Articulações

A FAMCOS se articula com as entidades populares do Município, destacando-se a parceria antiga com o STTR – Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém, com a Pastoral Social da Diocese de Santarém, bem como com a Rede Franciscana de Paróquias, especialmente a Região 2 da Área A de Pastoral.
Além disso, integra o Fórum da Amazônia Oriental – FAOR, coordenando o GT Urbano e o representando no Fórum Nacional de Reforma Urbana. Em Santarém, também compõem o FAOR: a AOMTBAM - Associação Organizada das Mulheres Trabalhadoras do Baixo Amazonas, CEFTBAM – Centro de Estudo, Formação e Pesquisa dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Baixo Amazonas; FOQS – Federação das Organizações Quilombolas de Santarém, CEAPAC - Centro de Apoio a Projetos de Ação Comunitária, GDA – Grupo de Defesa da Amazônia, UES – União de Estudantes de Ensino Superior de Santarém, AMDS – Associação das Mulheres Domésticas de Santarém, Coletivo de Mulheres Rosas de Liberdade.
Ademais, a FAMCOS é membro do Fórum Estadual de Reforma Urbana; participa das atividades realizadas pelo Observatório de Políticas Públicas Conhecimento e Movimento Social na Amazônia – COMOVA (FASE/UFPA); além de manter uma relação de cooperação com a FASE – Federação de Órgãos para Assistência Social e Educacional -  no que diz respeito aos programas e atividades por ela desenvolvidos no Município.
 Apesar dos inúmeros desafios, a FAMCOS tem se consolidado como uma entidade agregadora das diversas organizações de base, tendo liderado, juntamente com outras entidades, a articulação de movimentos sociais que realizou o V Fórum Social Panamazônico em Santarém, em novembro de 2010.
Em suma, no campo dos debates da reforma urbana, a FAMCOS tem atuação destacada. Mas não trabalha sozinha, tenta unificar as entidades em prol de suas bandeiras de luta, minimizando as diferenças e potencializando os objetivos comuns, pautando na política nacional as especificidades amazônicas, pois não se pode mais admitir que as políticas para a Amazônia sejam pensadas a partir da lógica das grandes metrópoles do sudeste e sul do país.